Quatro ferramentas de IA para aumentar vendas em clínicas veterinárias
21 de ago. de 2025

Ferramentas de inteligência artificial ajudam a fidelizar clientes, aumentar receita e a popularizar o seu negócio.
A inteligência artificial (IA) mudou a experiência do cliente e as empresas já perceberam essa oportunidade. O relatório produzido pela Zendesk e divulgado em 2024 mostrou que 70% das lideranças investem em IA em processos de atendimento. Para clínicas veterinárias a automação ajuda a fidelizar clientes, aumentar as vendas e a divulgar os serviços para mais pessoas. Confira cinco ferramentas que podem te ajudar.
Lembretes e avisos
Mensagens automatizadas enviadas na plataforma que você preferir, lembrando de vacinas, retornos e exames. Com esse tipo de ferramenta é possível ter mais controle da agenda, aumentar as reconsultas e criar um relacionamento com os pacientes.
É possível alinhar esses lembretes ao prontuário do paciente, enviando mensagens personalizadas, com nome e informações precisas, seja para seguir a linha de atendimento ou oferecer novos serviços.
Pós-venda
Um dos principais erros das clínicas veterinárias é não se preocupar com o pós e os tutores sentem falta disso. Esse tipo de contato reforça o comprometimento dos profissionais com os pacientes, aumentando a credibilidade e as chances de indicação.
Uma dica é estruturar mensagens para diferentes tipos de casos: compra de produtos, consulta, alta de internação e emergências.
Conteúdo educativo
Nem todos os pacientes acompanham as redes sociais da clínica e, por isso, podem não ver ou interagir com as publicações. Entretanto, ao manter a comunicação via WhatsApp é possível programar o envio de conteúdos de valor em diferentes formatos: vídeo, áudio e imagem.
Gestão e organização
Muitos profissionais enxergam a IA apenas como uma ferramenta para a área comercial, atuando na experiência do cliente apenas para auxiliar no processo de vendas. Entretanto, isso não é verdade. Os consumidores percebem quando uma empresa é desorganizada ao armazenar informações e estabelecer comunicação.
Com um sistema de IA avançado dá para concentrar tudo em um único lugar, organizando dados e informações que ajudam na tomada de decisão, controle dos setores, e na economia de tempo e dinheiro.
Quando bem aplicada, a IA agiliza processos repetitivos e que demandam muito da mão de obra humana. É a escolha ideal para ter clientes mais engajados, agenda cheia e aumento do ticket médio.
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