Como escritórios de advocacia podem se beneficiar da IA no atendimento ao cliente sem perder a ética?
21 de ago. de 2025

Adoção de tecnologia com estratégica no atendimento jurídico.
A inteligência artificial (IA) faz parte de muitos escritórios de advocacia e 50% dos profissionais do setor estão empolgados com o futuro desse tipo de tecnologia. É o que afirma o Relatório sobre IA Generativa em Serviços Profissionais de 2025, divulgado pela Thomson Reuters. A expectativa é que a IA de nível profissional aprimore os processos rotineiros do setor. Beneficiar-se desse tipo de ferramenta é possível, mas é importante ter cautela no momento de escolher o que usar.
Boas práticas
Em 2024, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou um conjunto de diretrizes que devem nortear o uso da IA na prática jurídica. As principais são: Legislação Aplicável; Confidencialidade e Privacidade; Prática Jurídica Ética; Comunicação sobre o Uso de IA Generativa.
Essas recomendações são importantes para resguardar os direitos dos clientes, como a confidencialidade dos dados e o tratamento adequado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além de instruir advogados, garantindo que eles saibam como usar a IA, auxiliando na escolha de ferramentas adequadas e, consequentemente, promovendo um uso que traga benefícios.
Dicas para aplicar
Após considerar as diretrizes da OAB, os escritórios de advocacia podem pensar em como inserir ferramentas de IA para o atendimento. O primeiro passo é escolher uma plataforma que siga as orientações legais, que permita personalização de processos e que seja aplicável dentro da estrutura de trabalho.
Depois disso, é importante certificar-se que o cliente está ciente do uso de IA, nutrir as ferramentas com o máximo de informações relevantes para garantir a pontualidade nos processos e contar com a supervisão humana.
Dessa forma, a IA traz ganhos operacionais, econômicos e tecnológicos para os escritórios, priorizando a responsabilidade e a transparência.
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