Guia prático: atendimento automatizado em escritórios de advocacia

21 de ago. de 2025

Passo a passo para mapear a jornada dos clientes, treinar fluxo de atendimento e mensurar resultados sem perder a qualidade e a ética necessárias no âmbito jurídico  

A automatização do atendimento com inteligência artificial (IA) é uma aliada poderosa para escritórios que buscam operar com eficiência e responsabilidade [linkar o primeiro artigo aqui]. Entre os benefícios estão: redução no tempo de resposta, captação de leads, respostas personalizáveis e união de processos em uma única plataforma. Confira esse guia prático e descubra como aplicar no seu escritório.    

Passo 1: mapear a jornada do cliente  

Separe até três dias para listar todos os tipos de processos que o escritório atende e quais serviços oferece. No dia a dia, a equipe pode receber mensagens pedindo consulta inicial, envio de documentos, agendamento, acompanhamento processual e dúvidas sobre honorários.  

Depois disso, é hora de classificar por criticidade. Veja o que precisa de atendimento prioritário, o que deve ser remanejado para uma pessoa da equipe e como essas solicitações devem ser respondidas.   

Lembre-se: quanto mais informações precisas e de qualidade você fornecer para o sistema, mais satisfatório será o desempenho dele.   

Passo 2: escolha a tecnologia  

No momento de escolher a ferramenta de IA que vai realizar o atendimento, é importante se atentar a alguns detalhes:  

  • Regras que baseiam os fluxos; 

  • Variedade de serviços; 

  • Nível de personalização; 

  • Investimento necessário; 

  • Quebra de objeções.   

Scripts e Chatbots [linkar texto sobre bots] simples já não suprem todas as necessidades do atendimento jurídico, por isso, fique atento. Muitas plataformas já oferecem serviços completos, humanizados e que geram mais resultados.   

Passo 3: atente-se aos requisitos legais   

Desde o início da sua atuação até a escolha da plataforma: você precisa ter certeza de que todas as ações estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com as diretrizes publicadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  

Passo 4: treinar, testar e validar   

O teste e a validação são essenciais para usufruir de todos os benefícios que a IA oferece, por isso, o primeiro mês é importante para testar processos, adaptar a equipe e nutrir a plataforma com informações.   

É o momento de entender quais funcionalidades podem trazer mais retorno para o escritório e mais adaptabilidade para os clientes.   

Passo 5: monitorar em tempo real e gerir de forma eficiente  

Ao reunir todas as informações em uma plataforma e otimizar o atendimento, é possível monitorar em tempo real as estratégicas e os resultados obtidos.   

Para além das vendas, você deve ver a IA como uma ferramenta de gestão. Estipule a melhor forma de analisar os dados que ela fornece para te ajudar a tomar decisões que vão te dar ganhos operacionais e financeiros. 

Seja estratégico 

Como todo processo novo, a implementação da IA em escritórios de advocacia exige cuidado, visão estratégica e planejamento. Quanto mais avançado for o sistema, menos trabalho você vai ter e mais resultados serão obtidos.  

Se você deseja investir em funcionalidade, economia de tempo e um atendimento único, precisa conhecer a EVA. A inteligência artificial especialista em atendimento da VMAIS.  Conheça e transforme o faturamento da sua clínica.  

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