Como a IA pode modernizar o sistema de matrículas e aumentar a retenção de alunos em autoescolas

21 de ago. de 2025

Muitas autoescolas perdem oportunidade de vendas pela demora no atendimento; entenda como a inteligência artificial pode transformar isso. 

A velocidade no atendimento é fundamental para que autoescolas consigam aumentar o número de matrículas e evitar desistências. De acordo com o Chat Commerce Report, estudo realizado pela Omni Chat, se o cliente espera até um minuto para ser respondido, a taxa de conversão é de 23%, quando a demora é acima de uma hora, a chance de venda cai para 10%.  

Com alto fluxo de mensagens e poucas pessoas na equipe de atendimento, as vendas podem cair, é nesse ponto que a inteligência artificial avançada (IA) traz mudanças significativas para o comercial e a gestão.  

Matrícula digital  

Ainda segundo o levantamento apresentado no Chat Commerce Report, duas em cada três pessoas preferem comprar de marcas que utilizam canais digitais de comunicação e 60% fazem compras pelo WhatsApp pelo menos uma vez por semana.  

Nesse sentido, se a autoescola ainda exige que o aluno vá presencialmente para fazer a matrícula, está perdendo oportunidade. Com um atendimento automatizado, todo o processo pode ser feito de forma digital, sem pausa, com o cliente sendo guiado por todos os processos de fechamento, tendo as dúvidas respondidas e garantindo um acompanhamento de qualidade.  

Acompanhamento de aulas práticas 

Agendamentos, lembretes e recados: dá para programar tudo no sistema e evitar erros. Com um sistema em IA, o aluno consegue verificar a disponibilidade dos instrutores e veículos, horários disponíveis e reagendar quando quiser. 

As respostas em tempo real otimizam o horário dos profissionais e melhoram a experiência do cliente, que não precisa ligar ou esperar por horas para ser atendido.  

Análise e mudanças imediatas  

Concentrar todas as informações de atendimento e alunos em um único lugar, é possível gerar relatórios precisos e analisar quais estratégicas devem ser implementadas.  

Nada de ficar criando inúmeras pastas para concentrar dados, ao ter tudo em um único lugar, disponível a um clique, você economiza tempo e consegue ter uma visão ampla do seu negócio.  

Não tenha medo do novo 

Se você tem medo de se adaptar, basta implementar aos poucos. Comece automatizando apenas para realização de matrícula, acostume-se com a liberdade de ter o sistema fazendo tudo por você e usufrua da expertise dele em outros processos de atendimento.  

A IA mantém a qualidade do atendimento humano, mas sem perder tempo, sem se estressar e sem cometer erros.  
Se você deseja investir em funcionalidade, economia de tempo e um atendimento único, precisa conhecer a EVA. A inteligência artificial especialista em atendimento da VMAIS.  Conheça e transforme o faturamento da sua clínica.  

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